Neko

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gatos, Musica e Ballet



Ao longo da História, os gatos foram tema de muitas composições musicais.
Chopin compôs uma peça chamada Valsa do Gato.
Stravinsky escreveu Baladas para o Gato.
Tanto Scarlatti quanto Liszt fizeram a Fuga do Gato.



Lembra-se de Pedro e o Lobo, clássico de Prokofiev? A peça sinfônica usa um clarinete sensual com surdina para representar o gato na história.

Zey Confrey, famoso pianista de jazz, compôs Kitten on the Keys (Gatinho nas Teclas), peça cujas notas sobem e descem no teclado, lembrando o som que muitos donos de gato que têm piano reconhecem facilmente.


O pas de chat, nome em francês de um passo de balé muito difícil, significa "passo de gato".


Os gatos também figuram em peças inteiras de balé. A Bela Adormecida, de Tchaikovsky, tem dois bailarinos que imitam gatos - o Gato Branco e o conhecido Gato de Botas.


Natasha Oughtred e Ricardo Cervera - Royall Ballet, Nov 2006. London



Fonte: Livro "Os Gatos nem sempre caem em pé " de Erin Barrett e Jack Mingo

Curiosidade: Fuga do gato -Domenico Scarlatti
A sonata em sol menor K. 30 (Longo L. 499), de Domenico Scarlatti, conhecida como «Fuga do gato», é uma sonata  para cravo em um movimento com indicação de tempo moderato e estilo fugado. O sobrenome «fuga do gato» com que é conhecida a sonata K. 30 de Domenico Scarlatti, não foi introduzido até começos do século XIX e não foi, por tanto, usado nunca pelo próprio compositor. Sua origem está em uma lenda a respeito de como Scarlatti chegou a criar o inusual motivo musical com que a fuga está construída e que ocupa os três primeiros compassos da peça. De acordo com dita fantasiosa episódio, Scarlatti tinha um gato chamado Pulcinella que em um passeio sobre o teclado fez soar o motivo musical que foi imediatamente escrito pelo compositor, que desenvolveu toda a peça a partir destas interessantes notas.
O sobrenome foi usado em programas de concertos ao longo do século XIX, e com ele foi publicado por editores das sonatas scarlattianas como Clementi, Czerny e Longo; e pianistas como Liszt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário