Neko

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Kattenstoet - Festival dos gatos

Kattenstoet  - Festival dos gatos - é uma parada celebrada na cidade de Ypres,  Bélgica, no segundo domingo de maio a cada 3 anos. A tradição da festa remonta à idade média e suas origens não são das mais amigáveis aos felinos - que eram jogadosda do alto dos campanários da torre principal (Lakenhallen) para que caíssem na praça da cidade.



Não se sabe exatamente o porque se jogavam os gatos do alto da torre na idade média, acredita-se,  porém, que por sua ligação com a bruxaria e para "matar os maus espíritos". Outra versão sugere que os gatos foram trazidos para a cidade para  controle dos roedores nas produções de lâ do local e, com a melhora da temperatura na primavera e  os carregamentos de lã vendidos, os gatos não eram mais "necessários" sendo atirados do alto da torre.  Felizmente, essa prática foi banida em 1817 e o primeiro grande festival dos gatos aconteceu em 1955.



Hoje em dia, participantes do festival se caracterizam de gatos para celebrar a história e tradição e, no final da parada,  gatos de pelúcia são atirados por bobos da corte para a multidão que corre para pega-los.




Para saber mais, veja aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário