Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Tashirojima, a ilha do gato


Tashirojima ((田代島), também conhecida como “Ilha do Gato”, é uma pequena ilha na costa da península de Oshika, na província de Ishinomaki, Japão. Foi assim denominada devido a sua enorme população de gatos -  resultado da crença dos nativos de que alimentar estes animais traz riquezas e boa sorte. A população da ilha se resume em aproximadamente 100 pessoas e um incontável número de gatos, não existindo, e tampouco sendo permitido, a introdução de outros animais de estimação (cachorros principalmente) no local.

A ilha é dividida em dois vilarejos/portos: Oodomari e Nitoda e são considerados “vilarejos terminais” devido à 83% de sua população ser de idosos e 50% deles com mais de 65 anos. A pesca e o turismo são seus principais meios de subsistência.



Existem 10 templos e 51 monumentos talhados em pedra dedicados aos gatos localizados na área sul da ilha. O templo mais conhecido chamado de“Neko Jinja”, é situado entre os dois vilarejos. Este era o lugar onde pescadores vindos de outras localidades pernoitavam e os gatos costumavam entrar nas hospedagens para pedir comida. Com o tempo, os pescadores se afeiçoaram a eles e passaram a observá-los, interpretando suas ações como  predições e padrões de pesca. Conta a lenda que um belo dia, um pescador que pegava pedras para amarração de redes, derrubou uma destas matando acidentalmente um gato. Profundamente consternado com o acidente seguido de morte do felino, o pescador  enterrou-o  e construiu um templo nesta região do vilarejo.








Em 2004, um casal de Sendai mudou-se para a ilha e abriu uma hospedaria na intenção de estimular o turismo dos amantes dos felinos ao local. O blog, que relata o modo de vida da ilha e dos gatos, pode ser visto aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário